Mais Lidas

Barraco sindical

Diretor denuncia sindicalista por perturbação em loja de Brasília

Grupo tentou panfletar contra abertura do comércio aos domingos

acessibilidade:

Na última quarta-feira (28) o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio Atacadista e Varejista de Materiais de Construção do DF (Sintramacon) enviou três pessoas para a loja da Leroy Merlin, em frente ao Park Shopping, para panfletarem contra o projeto de lei que autoriza abertura do comércio aos domingos, e começa a vigorar neste domingo (2).

O diretor da loja, Fernando Castanho, se dirigiu ao grupo e disse que eles não poderiam panfletar no local, eles responderam que pela convenção coletiva eles podiam. Então o diretor pediu para ver a convenção, mas ninguém tinha o documento.Nesse momento, os sindicalistas ameaçaram chamar um carro de som e o caminhão da CUT. Castanho alegou que o estacionamento é privativo e que lá eles não entrariam, sem alternativa chamou a polícia.

Junto com a polícia, chegou a presidente do Sintramacon, Luciana de Moraes. O policial solicitou aos sindicalistas a convenção, depois de muito custo, conseguiram baixar no celular, e nesse momento foi constatado que eles não poderiam distribuir os panfletos.Enfurecida, Luciana começou a gritar no meio da loja, e fora de controle, disse para todos irem à delegacia. Castanho concordou, e todos foram para a 1ª DP. Lá o diretor prestou queixa de perturbação e fez o Boletim de Ocorrência.

Ao Diário do Poder, Fernando Castanho, relatou que “já é uma perseguição do Sintramacon contra a Leroy Merlin”. E que o grupo estava tirando atenção dos vendedores, além da situação constranger os clientes. A rede é uma das maiores do país, e só no Distrito Federal emprega, em suas três lojas, mais de 600 pessoas.

Boletim de ocorrência e o panfleto do sindicato    

Comércio poderá abrir aos domingos e feriados

O projeto de Lei nº 988 de autoria da deputada distrital Celina Leão (PPS) autoriza abertura do comércio no Distrito Federal aos domingos e feriados. A lei foi publicada na última segunda-feira (26) e passa a vigorar neste domingo (2).