Líder na cadeia

Chefe da quadrilha, José Dirceu se entrega à Polícia Federal

O ex-ministro é acusado de ser o chefe da quadrilha do mensalão petista

acessibilidade:

A Polícia Federal confirmou nesta sexta-feira (15) que o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) se entregou. Ele é apontado como o chefe do mensalão e teve seu mandado de prisão expedido hoje, por ordem do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa.

Dirceu foi condenado no julgamento do mensalão a dez anos e dez meses de prisão em regime fechado. O ex-ministro ainda pode recorrer da condenação pelo crime de formação de quadrilha, por isso, de início ele cumprirá sete anos e onze meses de prisão em regime semiaberto. ?Faz parte, temos que encarar”, declarou à jornalistas quando chegou na sede da PF. ?Eu já passei por isso, lutando contra a ditadura para que o Brasil tivesse democracia e aí passei pela injustiça de ser preso. Agora, o mais grave é que estou sendo preso por ordem da Justiça em plena democracia”, completou.

O ex-ministro aproveitou a ocasião para lembrar o mensalão tucano e, curiosamente, disse esperar que o fato não seja julgado com o mesmo rigor. Trata-se do processo criminal sobre a denúncia de financiamento ilegal da campanha de reeleição do agora ex-governador Eduardo Azeredo (PSDB), em 1998. ?A Justiça brasileira, na ação penal 470, fez um julgamento totalmente excepcional. Nem no caso do mensalão tucano eu quero que isso ocorra. Eu quero que haja Justiça que não houve no meu caso?, declarou.

Até o momento, oito mensaleiros se entregaram à polícia. São eles: José Genoino, José Dirceu, Marcos Valério, Simone Vasconcelos, Cristiano Paz, Romeu Queiroz, Kátia Rabello, e Jacinto Lamas. Outros réus prometeram se entregar ainda nesta sexta-feira. No total, 12 mandados de prisão foram expedidos pelo Supremo.

Reportar Erro