transferência

Seis mensaleiros presos vão para o regime semiaberto

Mas apesar do nome, vão ficar em regime fechado até comprovarem emprego

acessibilidade:

Os mensaleiros presos em regime semiaberto: o deputado federal licenciado José Genoino (PT-SP), o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares, a ex-diretora financeira da SMP&B Simone Vasconcelos, o ex-deputado do PTB-MG Romeu Queiroz e o ex-assessor parlamentar do extinto PL Jacinto Lama serão transferidos ainda hoje (18) ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústrias e Abastecimento. A transferência não significa, no entanto, liberdade durante os dias e cumprimento da pena apenas a noite.

Para conquistar o direito a sair pela manhã (às 7h) e retornar no fim da tarde (às 19h), os detentos têm de provar que têm emprego fixo e ainda ter o processo analisado pelo juiz da Vara de Execuções Penais (VEP), Ademar Silva de Vasconcelos. ?O trabalho tem de ser autorizado pelo juiz, não é automático?, considerou uma fonte.

Ao transferir os presos, Ademar de Vasconcelos acata a decisão da carta sentença recebida nesta segunda-feira (veja imagem acima). É a partir de agora que os mensaleiros começam a cumprir a pena, quais foram condenados. Segundo o Tribunal de Justiça, a prisão anterior, que os mantinha no Complexo Penitenciário da Papuda desde sábado (16), era uma espécie de prisão cautelar até o andamento do processo.

As condições das celas do Centro de Progressão Penitenciária podem ser confortáveis, caso o condenado queira. É permitido levar aparelho de televisão, rádio, e até mesmo um colchão mais aconchegante. Segundo o juiz da Vep, Ademar Silva, o detento terá liberdade de levar material próprio, mas não poderá usar o aparelho de celular lá dentro. Aliás, o uso do aparelho é proibido aos presos, mas acaba sendo controlado só internamente.

Reportar Erro