Política Externa

Diplomata Gustavo Westmann lança livro sobre política externa brasileira

Obra busca promover a discussão da agenda internacional do país

acessibilidade:

Gustavo WestmannTomando como guia a necessidade de reformas na construção da agenda de política externa brasileira, o livro ‘Novos Olhares Sobre a Política Externa Brasileira’, do diplomata e chefe do setor econômico e comercial da embaixada do Brasil na Indonésia, Gustavo Westmann, busca contornar a superficialidade e polarização dos debates promovidos atualmente.

De acordo com o autor, com todas as credenciais para assumir papel de liderança na ordem mundial, o Brasil ainda precisa de melhorias na coordenação entre seus principais atores para que sejam apresentados melhores mecanismos de prestação de contas à sociedade.

O conteúdo envolve a participação de uma nova geração de diplomatas, jornalistas, professores e representantes do setor privado nos debates sobre os rumos da agenda internacional do país.

A obra, lançada pela editora Contexto, foi dividida em duas partes. Na primeira, Westmann faz reflexões gerais sobre a diplomacia e política externa brasileira e, na segunda, análises específicas sobre a atuação do país em temas sobre a crescente importância de sustentabilidade, internet e segurança alimentar.

O livro aprofunda a discussão a respeito da inserção do país na ordem global e faz levantamento dos principais obstáculos que deverão ser enfrentados, além da necessidade de maiores espaços para discussão sobre política externa.

Reportar Erro