Encontro com o Papa

Dilma vai propor ação unificada contra a pobreza

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff (PT) pretende propor ao Papa Francisco apoio a projetos internacionais de combate à pobreza e à exclusão social, como iniciativas voltadas para o continente africano. O tema fará parte da conversa reservada entre os dois, na qual Dilma dirá que o governo brasileiro e o Vaticano podem unificar ações internacionais nessas duas áreas, citando as medidas que o Brasil já desenvolve em relação à África.

 

A líder nacional receberá o papa às 16h, na base aérea do aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro. Em seguida, participará da cerimônia oficial de chegada do pontífice, às 17h, no Palácio Guanabara, e às 18h, terá o encontro privado. Na saudação formal, Dilma vai destacar a “coincidência” que acredita haver entre a opção pelos pobres do pontífice e a “prioridade histórica” de seu governo e do de Lula com programas para combater a pobreza no país. A presidente não deve tocar em temas religiosos nas conversas. Quando seu antecessor, Bento 16, visitou o país, em 2007, havia na agenda diplomática a assinatura de acordo com a Santa Sé, o que foi consolidado no ano seguinte por Lula em viagem ao Vaticano.

 

Segundo assessores, Dilma está “impressionada positivamente” com o estilo simples e conectado do novo papa com as questões sociais e avalia que ele terá papel importante para estimular um debate mundial sobre o combate à pobreza. As recentes manifestações de rua também podem fazer parte da conversa, caso o papa toque no assunto, quando Dilma deve destacar os programas na área da saúde e da educação que está lançando.

Reportar Erro