Estrangeiros no SUS

Dilma sanciona lei do Mais Médicos e pede desculpas a cubano

Na cerimônia de sanção, Dilma pediu desculpas a cubano hostilizado

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (22) a Medida Provisória (MP) do programa Mais Médicos, que permitiu a atuação de estrangeiros no Sistema Único de Saúde (SUS). Na cerimônia, ela prestou homenagem aos profissionais estrangeiros que integram o programa e pediu desculpas ao cubano Juan Delgado, que foi hostilizado por médicos brasileiros contrários à medida ao desembarcar no aeroporto de Fortaleza. ?Quero cumprimentar o Juan não apenas pelo fato dele ter sofrido um imenso constrangimento quando chegou, e por isso, do ponto de vista pessoal e do governo, peço nossas desculpas a ele [SIC]?, disse a presidenta.

Medicos1BSegundo ela, até 2014 o Brasil abrigará 13 mil médicos participantes do programa ? o que poderá garantir o atendimento de 46 milhões de brasileiros. ?Talvez, essa participação de vocês seja a mais perfeita, a mais completa, não só forma de integração da América Latina e outros países, mas também atestado de cidadania brasileira. Muito obrigada?, disse durante a cerimônia.

O ministro Alexandre Padilha (Saúde) também discursou no evento de sanção da lei, ao lado de Gleisi Hoffmann, Aloizio Mercadante, Michel Temer, Renan Calheiros e Henrique Alves.

Reportar Erro