Desfile cívico

Dilma cumpre ritual e chega à Esplanada em seu rolls-royce

acessibilidade:

Com expressão fechada e aparentando cansaço, a presidenta Dilma Rousseff acaba de chegar, em carro aberto, à Esplanada dos Ministérios para assistir ao desfile de 7 de Setembro, após retornar da longa viage a São Petesburgo (Rússia), onde participou da reunião do G20, grupo das vinte maiores economias do mundo. O vice-presidente Michel Temer, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, ministros e outras autoridades receberam a presidenta. O desfile militar está começando.

Até agora, não foram percebidos manifestantes em número expressivo, mas durante toda semana os próprios órgãos de segurança divulgaram informações preocupantes sobre o risco de conflito. A segurança da Presidenta da República chegou a considerar a hipótese de atrasar o retorno de Dilma da viagem à Rússia para pretextar sua ausência no desfile deste sábado, mas ela reagiu a isso e até antecipou o retorno.

Ao lado da estrutura montada para festa cívica, o Congresso Nacional está protegido por cercas removíveis nas laterais e um cordão de isolamento policial em frente. Ao todo, 4 mil policiais militares estão mobilizados para fazer a segurança da capital. Além deles, também estão de plantão 320 bombeiros, 150 policiais civis e 110 agentes do Departamento de Trânsito.

A segurança foi reforçada porque o feriado deve reunir milhares de pessoas em protestos por todo o país. Eles se organizaram principalmente por meio das redes sociais, a exemplo das manifestações que ocuparam as principais cidades brasileiras em junho e julho. Nas páginas na internet em que são articulados os movimentos, a menção é que hoje (7) vai ocorrer “a maior manifestação da história do Brasil”, com a confirmação de presença de quase 400 mil pessoas em todo o país.

Reportar Erro