Pesquisa datafolha

Dilma recupera pontos, e soma agora 36% de avaliação positiva. Em março, ela tinha 65%

Datafolha: avaliação de Dilma sobe de 30% para 36%, mas ainda é baixa

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff voltou a subir no conceito da popilação, após a queda vertiginosa verificada no auge das manifestações de rua, e subiu seis pontos na avaliação positiva do seu governo, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado: agora, 36% dos eleitores entrevistados o consideram ótimo ou bom. Mas ainda está longe de recuperar a avaliação positiva de março deste ano, que chegou a 65%.

A pesquisa indicou crescimento do otimismo dos brasileiros em relação à economia, neste período em que a inflação desacelerou e chegou perto de zero em julho, fato explorado em vários discursos pela presidente em cerimônias das quais participou.

Embora a expectativa em relação à inflação ainda esteja em patamar elevado, de 53%, o índice de entrevistados que temem o desemprego caiu cinco pontos. Ao mesmo tempo, diminuiu o entusiasmo em relação aos protestos de rua e os seus resultados, depois que muitos deles resultaram em atos de vandalismo. No fim de junho, 67% dos entrevistados achavam que os protestos seriam mais benéficos do que prejudiciais aos brasileiros. Agora o porcentual caiu para 52%.

Agora, o principal problema apresentado pelos entrevistados é a má gestão dos recursos da saúde, mas subiu sete pontos a taxa dos brasileiros favoráveis à contratação de médicos estrangeiros proposta pelo governo. Com a ação, Dilma descolou a imagem do poder Executivo do Congresso, que enfrenta ampla reprovação.

A aprovação da presidente é de mais de 40% entre os menos escolarizados e mais pobres, mais ainda fica abaixo de 30% entre os mais ricos e os mais instruídos. Nos municípios com menos de 5 mil habitantes, mais de 50% aprovam a presidente. Já nas cidades com mais de 500 mil habitantes, a aprovação cai para 37%.

Reportar Erro