Cristovam Buarque

Dilma receberá de si própria uma herança maldita, diz senador

Senador Cristovam Buarque diz que Dilma receberá de si própria uma herança maldita

acessibilidade:

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) afirmou nesta sexta-feira (7), em discurso no Plenário, que a presidenta Dilma Rousseff (PT) receberá de si própria uma herança maldita no segundo mandato. Cristovam cobrou uma mudança de postura do governo e a adoção de uma nova política econômica que permita ao país sair do atual cenário, que beira a recessão segundo ele.

O parlamentar criticou a gestão da petista. “O que desagrega mais imediatamente um país é a crise econômica. A educação está péssima, mas o país continua funcionando. A saúde vai mal, mas o país continua funcionando, mas quando a economia vai mal é o conjunto da sociedade que entra em crise. Nossa economia não está bem.”, afirmou.

O senador disse que a inflação tem corroído o salário dos trabalhadores. Para ele, o atual panorama põe em risco o único indicador positivo que é a taxa de desemprego. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no segundo trimestre, essa taxa ficou em 6,8%.

Segundo Cristovam, a estimativa de crescimento de 0,24% do Produto Interno Bruto (PIB), conforme apontam economistas, representa, na prática, o empobrecimento de todos os brasileiros.

“Isso é uma clara recessão do ponto de vista per capita, porque a população cresce a mais de 0,24% ao ano. E se o PIB cresce apenas 0,24% a população cresce a mais que isso é porque cada brasileiro empobreceu.”, avaliou.

O senador reconheceu avanços sociais obtidos pelo PT nos últimos 12 anos e afirmou que o país já esteve pior antes, mas avaliou que questões importantes como saúde, educação e mobilidade urbana permanecem como problemas em que pouco se avançou.

“O governo atual começa com uma herança maldita que ele mesmo criou”, resumiu.

Reportar Erro