Desrespeito americano

Dilma convoca reunião de urgência após saber que foi espionada

Presidenta e assessores tiveram telefonemas, e-mails e IP monitorados

acessibilidade:

Mais uma grave denúncia de espionagem americana sobre os brasileiros. Desta vez, a presidente da República Dilma Roussef e os seus principais assessores foram alvo direto de espionagem da Agência Nacional de Segurança (NSA) do Estados Unidos, como  divulgou reportagem do Fantástico ontem (1). A matéria exibiu documentos que seriam ultrassecretos, e foram repassados ao jornalista britânico Glenn Greenwald por Edward Snowden –  técnico que trabalhou na NSA e que atualmente se encontra exilado na Rússia.

De acordo com o documento, telefonemas, e-mails e o IP (identificação do computador) da presidenta e de seus assessores foram monitorados em junho de 2012.  Após a denúncia, a presidenta Dilma convocou o ministro Gilberto Carvalho para uma reunião de emergência na manhã desta segunda-feira (02) no Palácio do Planalto.

O presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marcus Vinícius Furtado, considera a atitude dos americanos uma ofensa aos brasileiros. “Uma afronta à soberania do Brasil, além de significar uma quebra da confiança que deve haver entre duas nações que possuem relacionamento civilizado. Tal constatação reforça o poder-dever do Estado brasileiro de representar à ONU contra os Estados Unidos”, sugere Furtado.

A Presidência da República foi procurada para comentar sobre o caso e informou que existe a expectativa de que o ministro das Relações Exteriores comente o assunto com a imprensa ainda hoje, no inicio da tarde.

Reportar Erro