Caso Roger Molina

Dilma: "É tão distante o DOI-Codi da embaixada como é o céu do inferno"

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff lamentou nesta terça-feira (27) a declaração do embaixador Eduardo Saboia, que comparou a embaixada do Brasil em La Paz com o Doi-Codi, orgão de repressão da ditadura militar. Em entrevista ao Fantástico, Saboia disse que o senador boliviano Roger Pinto Molina vivia no local de forma sub-humana e corria risco de vida por conta de uma depressão profunda. Porém, Dilma não gostou e garantiu que a embaixada é ?extremamente confortável?. ?Nós não estamos em regime de exceção. Não há nenhuma similaridade?, disse. ?Eu conheço o DOI-Codi. Eu estive no Doi-Codi. Sei o que é. E asseguro: é tão distante o Doi-Codi da  embaixada brasileira lá em La Paz como é distante o céu do inferno. Literalmente isso?, completou.

Para ela, a vida do senador asilado corria risco e, se algo tivesse acontecido, a culpa seria exclusivamente do Brasil. ?Um país civilizado e democrático protege os seus asilados, sobre os quais ele tem que garantir a segurança, sobretudo, em relação à sua integridade física?, disse. ?O Brasil jamais poderia aceitar em momento algum, sem salvo-conduto do governo boliviano?, reclamou reiterando que tentou ?diversas vezes? conseguir o salvo-conduto para que Roger Molina fosse transferido.

O ministro Celso Amorim (Defesa) se comprometeu, segundo a presidenta, a esclarecer ainda nesta tera-feira (27) o envolvimento de dois fuzileiros navais na operação de retirada do senador da Bolívia.

Reportar Erro