Espionagem

Dilma diz que vai exigir explicações do Canadá sobre espionagem

Presidenta usa sua página no twitter para protestar e fazer advertências

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff afirmou em sua página do Twitter que a denúncia de que Ministério Minas e Energia foi alvo de espionagem por parte do Canadá “confirma as razões econômicas e estratégicas por trás de tais atos”, mas advertiu que que “a espionagem atenta contra a soberania das nações e a privacidade das pessoas e das empresas”. Dilma se posicionou em várias mensagens. Comentou também a denúncia veiculada pelo programa “Fantástico”, deste domingo: “A reportagem aponta para interesses canadenses na área de mineração. O Itamaraty vai exigir explicações do Canadá”. Ela determinou ao ministro Edison Lobão (Minas e Energia) que reforce a segurança do sistema da pasta.

A reportagem mostrou documentos vazados por Edward Snonden, ex-analista da agência de inteligência norte-americana NSA, que indicam que o Canadá espionou o Ministério de Minas e Energia, com base em uma apresentação da Agência Canadense de Segurança em Comunicação (CSEC, na sigla em inglês). Foram espionados a rede de comunicações do ministério ? telefonemas, e-mails e uso da internet ? e mapeada em detalhes.

A apresentação canadense, em junho de 2012, reuniu  analistas de agências de espionagem de cinco países, do grupo conhecido como Five Eyes (Cinco Olhos, em português): Estados Unidos, Inglaterra, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Dilma também postou em seu twitter que “tudo indica indica que os dados do NSA são acessados pelos 5 governos e pelas milhares de empresas prestadoras de serviços com amplo acesso a eles”. E advertiu em outro post: “É urgente que os EUA e seus aliados encerrem suas ações de espionagem de uma vez por todas”. E complementou: “Isso é inadmissível entre países que pretendem ser parceiros. Repudiamos a guerra cibernética.”

Reportar Erro