Arapongagem

Dilma anunciará hoje decisão sobre viagem aos EUA

Viagem oficial passou a ser reconsiderada após denúncias de espionagem

acessibilidade:

A presidenta Dilma Rousseff confirmou nesta terça-feira (17) que irá se pronunciar ainda hoje sobre a visita de Estado a Washington, prevista para outubro. Ontem, a presidenta conversou com Obama por cerca de 20 minutos. De acordo com o porta-voz da Presidência da República, Thomas Traumann, Dilma recebeu a ligação no início da noite, enquanto estava reunida com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo.

Após a denúncia do ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos) Edward Snowden,  da prática de espionagem do governo norte-americano  sobre Dilma, assessores da presidência, Petrobrás e cidadãos brasileiros, a presidenta passou a considerar a possibilidade de cancelar a viagem oficial aos Estados Unidos.

Dilma aguardava o retorno de Figueiredo que esteve em Washington, na semana passada, para tratar do assunto com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice. No início do mês, durante a Cúpula do G20, na Rússia, Obama se comprometeu a responder aos questionamentos do governo brasileiro.

Reportar Erro