Build Bridges not Walls

Dia da posse de Trump nos Estados Unidos é marcado por protestos no mundo

Manifestantes levantam cartazes rosas e reclamam sobre muro

acessibilidade:

O republicano Donald Trump toma posse nesta sexta-feira, 20, como presidente dos Estados Unidos. No mundo, há protestos contra o empresário, que fez inúmeras declarações nacionalistas e xenófobos.

Uma faixa em cor rosa com os dizeres “construa pontes, não muros” foi exposta nesta sexta-feira na Tower Bridge, icônica ponte de Londres, em referência ao muro que Trump pretende construir na fronteira americana com o México. Pelo menos outras quatro pontes na capital da Inglaterra receberam faixas de protesto: Westminster, London Bridge, Vauxhall e North Bridge.

Nas Filipinas, um grupo de ativistas de esquerda e líderes muçulmanos se reuniram nesta manhã na capital Manila em frente à embaixada dos EUA. Um dos líderes do protesto, identificado como Renato Reyes, disse à agência Associated Press (AP) que Trump apresenta traços “imperialistas” e pediu que o presidente filipino, Rodrigo Duterte, conduza uma política externa independente dos EUA.

Manifestações pequenas também já foram registradas nesta sexta-feira em territórios palestinos.

Em Kiev, na Ucrânia, um grupo de simpatizantes de Trump foi até a porta da embaixada americana prestar apoio e pedir ajuda para estabelecer a paz no país, segundo a BBC.

Mais protestos são esperados para acontecer nesta sexta-feira, inclusive em Washington, onde ocorrerá a cerimônia de posse – ali já foram vistos cartazes que pedem o impeachment de Trump antes mesmo de ele assumir o cargo. A maior manifestação, no entanto, está agendada para este sábado, 21, com a expectativa de mais de 200 mil pessoas participarem do protesto convocado pelo movimento Women's March on Washington.

Reportar Erro