Qualidade do ar

DF realizará Plano de Controle de Poluição Veicular

acessibilidade:

Finalmente o Distrito Federal (DF) irá implementar na próxima segunda-feira (07) o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV). De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) do DF, todos os veículos automotores serão inspecionados, e haverá trabalho de conscientização para que os motoristas que regulem os motores de seus carros, contribuindo para a manutenção da qualidade de vida de toda a população.

A Semarh informa que irá monitorar os gases poluentes emitidos pelos motores e os ruídos. Segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA),os estados deveriam elaborar e entregar o plano até junho de 2011. Os estados que optassem em aderir o plano, que não é obrigatório, precisariam entregá-los até 25 de abril de 2012, segundo o MMA.

Operação Ar Puro

Além de prosseguir com o PCPV, a Semarh e o Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Ibram), lançam na segunda-feira (07), a Operação Ar Puro. A ideia é promover uma ação educativa com os condutores de veículos movidos a diesel sobre a importante relação entre a manutenção desses automóveis e a qualidade do ar. Calcula-se que o DF possua atualmente 80 veículos movidos a diesel, combustível que apresenta alto nível de emissão de poluentes.

Conforme a Semarh, o plano está sendo implantado em todo o Brasil com o intuito de melhorar as características técnicas dos combustíveis líquidos, que devem ser alvo de estudos constantes e de melhorias.

Reportar Erro