Câmara do DF

Suplentes já brigam pelo lugar de cassado por corrupção

Cadeira de deputado distrital, com salário de R$ 24 mil, é disputada

acessibilidade:

A cadeira do deputado Raad Massouh (PPL) na Câmara Legislativa mal desocupou e dois já brigam para sentar nela. Além do suplente Paulo Roriz (PP), Hamilton Teixeira dos Santos (DEM) quer o novo assento. Ele protocolou hoje um pedido na Casa alegando ter direito ao mandato deixado por Raad devido as trocas de partido de Roriz, que era DEM, trocou pelo PEN e depois virou  PP.

O presidente do DEM no DF, Alberto Fraga, também não perdeu tempo. Requereu hoje também na Câmara o pedido para que o partido, representado por Hamilton, fique com a vaga. Raad deve deixar a Câmara em breve. Se não houver tempo hábil para o Diário Oficial da Câmara trazer a redação final na edição de amanhã, a cassação será publicada no mais tardar na sexta-feira (1º de novembro).

Para conseguir a vaga, o candidato de Samambaia conhecido como Tatu-do-bem ? que teve 3.170 votos ? terá que enfrentar batalhas judiciais. Mas Fraga está disposto a encarar a briga. Baseado no Supremo Tribunal Federal (STF) analisa que mandatos conquistados em eleições proporcionais (vereadores, deputados estaduais e federais) pertencem aos partidos e não aos políticos eleitos.

Prisão

A situação do deputado cassado Raad Massouh em relação ao processo que sofre por desvio de dinheiro de emenda parlamentar fica mais delicado com a perda do mandato. Raad perdeu a prerrogativa de foro e o processo dele desce para a primeira instância. Com isso, as chances de uma possível prisão ser decretada são enormes caso o Ministério Público faça o pedido.

A saída do parlamentar também deixa mais vulnerável o presidente do PPL, o diretor do DFTrans, Marco Antônio Campanella, flagrado listando os apoiadores do governador Agnelo Queiroz na Câmara durante a cassação. Raad é padrinho de casamento de Campanella e eles sempre andam juntos. Campanella até acompanhou o amigo parlamentar nas visitas a gabinetes para pedir “considerações” antes da votação.

 

Reportar Erro