Lista tríplice

Dez delegados se inscrevem para lista tríplice da PF; apenas uma mulher

A votação dos três delegados será no dia 30 de maio

acessibilidade:

Dez delegados da Polícia Federal se inscreveram no processo da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) para o cargo de diretor-geral da PF. Os três mais votados serão apresentados ao presidente em exercício Michel Temer, para que um deles substitua o atual diretor Leandro Daiello, no posto há cinco anos. A ADPF finalizou a inscrição na última sexta-feira (20), às 18h. 

Do total de inscrições, Minas Gerais teve três candidatos, mesmo número de São Paulo. Alagoas, Paraná, Rio de Janeiro e Mato Grosso também possuem candidatos ao cargo. No dia 30 de maio os delegados federais votarão nos nomes para representar a instituição. A data para divulgação da lista e entrega ao presidente Michel Temer e ao ministro Alexandre de Moraes é no dia 1º de junho.

Um dos participantes do pleito é a delegada Erika Marena, coordenadora da Operação Lava Jato em Curitiba, única mulher inscrita no processo de votacão. Erika é considerada uma das maiores especialistas em crimes financeiros e combate à corrupção da instituição.

A associação dos delegados defende que o diretor-geral da PF tenha um mandato de três anos,  com a possibilidade de apenas uma recondução. Eles afirmam que esse modelo afasta a possibilidade de destituição do cargo a qualquer tempo e fortalece a instituição contra as interferências políticas. 

Confira a lista com os candidatos:

Rodrigo de Melo Teixeira – MG

Marcelo Eduardo Freitas – MG

William Nascimento Santos – MG

Gesival Gomes de Souza – SP

Bergson Toledo Silva – AL

Erika Mialik Marena – PR

Luiz Carlos de Carvalho Cruz – RJ

José Roberto Sagrado da Hora – SP

Jerry Antunes de Oliveira – SP

Márcio Virgilio de Faria – MT

 

Reportar Erro