10,4 milhões sem trabalho

Desemprego acelera e chega a 10,2% no trimestre até fevereiro

Taxa é a maior para o período desde 2012, segundo PNAD, do IBGE

acessibilidade:

A taxa de desemprego no Brasil ficou em 10,2% no trimestre encerrado em fevereiro, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgados nesta quarta-feira, 20. É a maior taxa registrada desde o início da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), em janeiro de 2012.

O resultado de fevereiro representa uma aceleração, visto que no trimestre encerrado em novembro havia sido de 9%. Também foi maior do que o verificado no mesmo trimestre de 2015, quando chegou a 7,4%.

A população desocupada somou 10,4 milhões de pessoas e também atingiu o maior patamar desde o início da Pnad. Esse indicador mostrou forte alta, principalmente na comparação com o mesmo período de 2015, quando o contingente subiu 40%. Diante do trimestre de setembro a novembro, o avanço foi menor, de 13,8%.

Além do aumento do desemprego, o trabalhador, em geral, ganhou menos. A renda média real foi de R$ 1.934, o que representa uma queda de 3,9% no trimestre de fevereiro frente ao mesmo trimestre do ano anterior.

Reportar Erro