Mais Lidas

Cerimônia de posse

Parlamentares eleitos tomam posse na Câmara dos Deputados

Esta é a 55ª legislatura. Entre os parlamentares, 289 foram reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados

acessibilidade:

Começou na Câmara dos Deputados, na manhã deste domingo, a posse dos 513 parlamentares eleitos em 2014. A sessão, presidida pelo deputado Miro Teixeira (PROS/RJ), parlamentar com mais mandatos exercidos, estava marcada para iniciar às 10h, mas houve atraso. No juramento de posse, os políticos prometeram “manter, defender e cumprir a Constituição, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.

Esta é a 55ª legislatura (2015-2019). Entre os parlamentares, 289 foram reeleitos, 26 já tiveram mandato em algum momento e 198 são novos deputados. A grande maioria é de homens, com 462 deputados.Do total, 410 têm ensino superior completo e 187 têm idade entre 51 e 60 anos.

Ao final da cerimônia, os deputados deverão registrar a formação de blocos parlamentares na Secretaria-Geral da Mesa Diretora (SGM), o que deve ser feito até as 13h30. Em seguida, às 14h30, será realizada a primeira reunião de líderes para definir quais partidos ou blocos ocuparão quais cargos na Mesa Diretora. Compõem a Mesa Diretora a Presidência da Câmara, duas vice-presidências. quatro secretarias e igual número de suplências. Todos com mandato de dois anos.