Mais médicos

Deputados criticam importação de médicos sem o exame de qualificação

Principal crítica é a dispesa dos estrageiros do exame do 'revalida'

acessibilidade:

Em audiência pública na Comissão de Educação, deputados criticaram nesta quinta-feira (11) o programa Mais Médicos, anunciado pelo governo federal. O programa, que pretende levar médicos brasileiros e estrangeiros para as áreas mais carentes do Brasil, foi lançado por meio de medida provisória, a ser analisada pela Câmara e pelo Senado.

O deputado Izalci (PSDB-DF), que sugeriu o debate, contestou a proposta em razão de ela dispensar os médicos estrangeiros de passarem pelo Revalida, o exame nacional para validação do diploma em medicina obtido no exterior. ?Não somos contra a vinda dos médicos, mas queremos que seja feito o Revalida. Não podemos ter aqui um profissional de segunda classe?, afirmou. ?É preciso fazer um rastreamento e submeter as pessoas a um teste?, reforçou o deputado Costa Ferreira (PSC-MA).

Os critérios de contratação de estrangeiros do Mais Médicos, caso as vagas não sejam ocupadas por brasileiros, são: habilitação para o exercício da medicina no país de formação, possuir conhecimentos em língua portuguesa e ser proveniente de uma nação com mais médicos que o Brasil.

?Só serão contratados médicos estrangeiros com registro profissional em seus países. A gente vai avaliar se eles têm exercício profissional”, explicou o diretor de programas da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.

O Ministério das Relações Exteriores atuará no momento de reconhecer, por meio da rede consular do Brasil no exterior, a autenticidade dos documentos apresentados pelos interessados em participar do programa. Conforme explicou o subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior , embaixador Sérgio França Danese, o Itamaraty aguarda a demanda do Ministério da Saúde para atuar. ?Será um ato notarial pura e simplesmente. Não faremos nenhuma análise substantiva?, disse.

Por sua vez, a diretora de Avaliação da Educação Superior do Ministério da Educação, Claudia Griboski, declarou que a dispensa do Revalida valerá apenas para atuar pelo Mais Médicos. ?No período em que eles [os médicos participantes] estiverem sob supervisão e no programa, eles não precisarão fazer o Revalida porque vão atuar em uma região específica. No entanto, para avançar nessa região ou atuar nacionalmente, volta a necessidade da revalidação do diploma.?

Reportar Erro