Importância do voto

Deputado troca aliados por campanha pelo voto consciente em Alagoas

Rodrigo Cunha alcançou um milhão de eleitores nas redes sociais

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Apesar de ter suas preferências políticas claramente definidas na capital e no interior de Alagoas, o deputado estadual Rodrigo Cunha (PSDB) passou todo este período eleitoral sem publicar imagens de seus aliados em seus perfis das redes sociais, em busca do engajamento dos eleitores em torno da mais importante campanha para a sociedade: pelo voto consciente.

A Campanha Eu Eleitor Voto Consciente alcançou cerca de um milhão de usuários das redes sociais, sem citar partidos e tentando despertar a consciência política do eleitor, com tirinhas bem humoradas, vídeos e imagens com informações comuns às eleições.

Ao contrário das campanhas milionárias comuns às eleições municipais, o deputado tucano estima que esta ação cidadã custou até R$ 9 mil da verba de gabinete da Assembleia Legislativa de Alagoas destinada à promoção da atividade parlamentar, com ajuda da participação popular e de servidores comissionados selecionados para o gabinete de Rodrigo Cunha através de concorrência pública.

Veja um dos vídeos que denuncia a compra de votos em Alagoas:

Compromisso

Rodrigo tem 35 anos e é filho da deputada federal Ceci Cunha, assassinada brutalmente em 1998, junto com o marido, o cunhado e a sogra, no Bairro da Gruta, em Maceió, a mando de seu suplente Talvane Albuquerque. Ele explica que a iniciativa faz parte de seus compromissos de campanha, que é desestimular os maus políticos a permanecerem no poder e estimular as pessoas a participar da política e votar de forma consciente.

“Queremos mostrar às pessoas a importância de saírem de casa para votar e de eles mesmos escolherem seus candidatos, sem influência de um vizinho ou, pior ainda, sendo retribuído de alguma forma, com dinheiro ou outro benefício. Esse é o meu maior estímulo, passar para as pessoas que esse é um momento único de tomar decisão e acreditar na capacidade de renovação na política”, justificou o deputado.

Cunha acredita que esse um milhão de pessoas atingidas pela campanha é um resultado surpreendentemente positivo, por acreditar que elas conseguirão repassar para quem não tem ideia do poder do voto. E credita o resultado à chance que teve de ser auxiliado por profissionais aprovados na seleção para os cargos de seu gabinete e à adesão de voluntários.

“A quantidade de comentários e compartilhamentos foi o mais importante. Esse papel educativo que a Justiça Eleitoral e o Ministério Público fez deveria ter sido intensificada. Deveríamos ligar o rádio e a televisão e estar o tempo todo ouvindo sobre a importância do voto. Foi esse papel institucional que eu quis fazer. E foi muito difícil para mim, que evitei usar as redes sociais para pedir votos para os aliados, em nome desse objetivo”, disse Cunha para o Diário do Poder.

Nas redes e nas ruas

A campanha foi lançada a cerca de 40 dias nas redes sociais e ganhou as ruas. Além do alcance de quase um milhão de usuários do Facebook, há vídeos com mais de 100 mil visualizações, que o eleitor ainda pode conferir acessando o endereço www.facebook.com/RodrigoCunhaAL

Postagens com informações e fotos chegam a atingir mais de 17 mil curtidas e 845 comentários com mensagens de apoio à campanha ou com observações reforçando a importância do voto consciente. E, no Instagram, o material já atingiu a 13 mil perfis, que curtem, comentam e se envolvem com as ações. 

Apesar do baixo orçamento, a “campanha eleitoral” pela conscientização do eleitor, seguiu o modelo da maioria das campanhas eleitorais, também produzindo jingle e vídeos com participação popular nas ruas. A presença do mascote símbolo da campanha, representando a imagem do próprio parlamentar, foi a única referência a político na campanha.

Assista ao clipe da campanha com a participação de voluntários:

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