Aliado de Cunha

Deputado recém indicado para Conselho de Ética renuncia à vaga

Nilton Capixaba havia assumido a vaga a pedido de líder do PTB

acessibilidade:

O deputado Nilton Capixaba (PTB-RO) renunciou à vaga de titular do Conselho de Ética menos de cinco dias depois de ter sido anunciado como substituto do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP) no colegiado.

O deputado de Rondônia havia assumido a vaga a pedido do líder do PTB, Jovair Arantes (PTB-GO), aliado do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), alvo de processo por quebra de decoro parlamentar no Conselho.

Arnaldo Faria de Sá, que havia votado a favor da continuidade do processo que investiga o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), abriu mão da vaga a pedido de Jovair Arantes, em troca da promessa de ser indicado por Arantes para a presidência da comissão de Seguridade Social da Casa. A manobra visava beneficiar Cunha, uma vez que Capixaba também é seu aliado.

O parlamentar alegou, por meio de sua assessoria de imprensa, que "não dispõe de tempo suficiente" para participar das reuniões do conselho. O líder do PTB na Câmara, Jovair Arantes (GO), ainda não indicou o substituto.

A assessoria de Capixaba negou que o fato dele já ter sido alvo de processo no Conselho de Ética em 2006, devido a suposto envolvimento no escândalo da máfia dos sanguessugas, tenha motivado a decisão de renunciar ao posto no Conselho de Ética.

Nesta terça, o Conselho de Ética se reúne para retomar a análise do caso de Cunha, que voltou à estaca zero com a anulação da votação que aprovou o parecer preliminar do deputado Marcos Rogério (PDT-RO), pela continuidade do processo.

O relatório inicial havia sido aprovado por um placar apertado (11 votos a favor e 9 contra) e a mudança na composição do colegiado, formado por 21 parlamentares, eventualmente poderá ter impacto no resultado de uma nova votação.

Reportar Erro