Mudar pra que?

Deputado quer acabar com o horário de verão em todo Brasil

Tramita na Câmara um projeto que acaba com a medida em todo país

acessibilidade:

O Horário de Verão começará no próximo domingo (20), quando todos os relógios deverão ser adiantados em uma hora. A medida valerá até o dia 16 de fevereiro do ano que vem, mas poderá acabar em breve. Tramita na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei, do deputado catarinense Valdir Colatto (PMDB/SC), que determina o fim do Horário de Verão em todo Brasil.

Segundo o parlamentar, a ideia é baseada em roteiros feitos por ele mesmo em todo o país, quando percebeu que a maioria das pessoas estão descontentes com a mudança no horário. “Somente quem está de férias, quem mora no litoral, aprova o Horário de Verão, mas estamos nos referindo a grande maioria da população que acorda cedo, trabalha, estuda e tem toda a sua rotina alterada”, justificou garantindo receber, independente do período do ano, inúmeras manifestações de pessoas que apoiam o projeto.

Para ele, ?não há estatística que justifique que essa medida traga ganhos?. ?O desconforto que a adoção deste horário acarreta, principalmente em latitudes mais baixas, é experimentado por todos que são obrigados a acordar mais cedo, incluindo as crianças, pois o Horário de Verão começa em pleno período escolar?, disse.

Para comprovar a ineficácia, segundo ele, basta verificar as faturas de energia elétrica e conferir o quanto as pessoas gastam a mais neste período. O parlamentar defende que uma das medidas que podem solucionar o alto consumo de energia é o desenvolvimento de ações permanentes do governo que possam orientar e educar a população brasileira sobre o uso consciente de energia nos horários de ponta, das 18h30 às 21h30.

Reportar Erro