'FAZEM INFERNO'

Deputado nega tomar PSD para inviabilizar ministro que ameaça Renan

Marx cresce para o Senado e criam boato para enfraquecê-lo

acessibilidade:

Na mesma semana em que foi divulgada pesquisa eleitoral do Vozes Pesquisas, que mostra o ministro do Turismo Marx Beltrão (PMDB) à frente na disputa pelo Senado nas duas maiores regiões de Alagoas, surge mais uma especulação, relatando que o deputado federal Givaldo Carimbão (PHS-AL) estaria deixando sua sigla para assumir o PSD no Estado. Carimbão nega sequer ter conversado sobre essa possiblidade, e atribui a especulação ao crescimento do político do ministro alagoano que tem o PSD como parte da base de apoio à candidatura do ministro a senador, em 2018.

Carimbão confirma apenas que estuda deixar o PHS, motivado pela instabilidade política causada pela guerra judicial que fez a sigla ter quatro presidentes em seis meses na Executiva Nacional. Ele é aliado fiel de Renan Calheiros (PMDB-AL) e com espaço no governo peemedebista de Renan Filho, em Alagoas. Por isso, foi alvo do boato. 

Carimbão sequer foi convidado pelo PSD (Fotos: PROS e Beto Barata/PR)A inclusão do nome de Carimbão neste cenário foi criado e difundido para tentar minar as chances de candidatura de Marx Beltrão ao Senado. Porque a tese vendida é a de que Carimbão blindaria o PSD contra qualquer pretensão eleitoral do ministro, que tem seu irmão como presidente da sigla. E, com Carimbão, Marx Beltrão perderia uma de suas rotas de fuga do PMDB, caso seu nome seja barrado por Renan, para não concorrer ao Senado e atrapalhar o projeto de reeleição do líder do clã Calheiros.

“Garanto que quem não conversou comigo foi o PSD. Convite não me falta, mas o que não me veio foi do PSD. Existiu conversa há um ano, com o Gilberto Kassab. Mas não passou daí. Amanhã, pode até ser. Mas, até agora, não. Isso não passa de especulação, aproveitando esse momento que o PHS passa por essas incertezas judiciais. É gente botando fogo, querendo fazer inferno. O Marx está crescendo como ministro? Está. Lógico. Agora, me botam no bolo, o que não tem nada a ver”, disse Carimbão ao Diário do Poder.

Na semana passada, o ministro Marx Beltrão teve que publicar uma nota negando uma série de especulações nascidas de uma visita institucional que fez ao presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab. Na nota, o candidato a senador negou que estivesse saindo do PMDB, para viabilizar sua candidatura a senador em 2018, pelo PSD.

Sobre toda essa massa de especulações, Carimbão fez uma reflexão: “Marx é ministro do PMDB. Como é que o Marx vai sair do PMDB, sendo ministro do PMDB?”. 

Talvez a resposta surja até abril de 2018.

Reportar Erro