Petrobras na mira

Deputados debatem suspeita de sobrepreço na compra de usinas

A Audiência Pública está marcada para amanhã na Comissão de Agricultura da Câmara

acessibilidade:

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados vai debater nesta terça-feira (17) a compra de usinas de biodiesel pela Petrobras. A empresa é acusada de ter pago, com sobrepreço, as aquisições.

A audiência pública foi solicitada pelo deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS), que garante: a estatal pagou, em setembro de 2009, R$ 55 milhões na compra de metade da Indústria e Comércio de Biodiesel Sul (BSBios), no Paraná, e, dois anos depois, pagou mais R$ 200 milhões na aquisição de metade de outra unidade da BSBios, no Rio Grande do Sul ? valores bem acima do preço de mercado.

Para o parlamentar, os montantes seriam suficientes até para construir duas novas usinas. “Se eu for construir hoje uma usina de biodiesel do porte da que a Petrobras comprou, seria um valor bem menor do que o valor que pagaram por 50% da empresa?, afirmou. ?Então, o que eu quero do ministro de Minas de Energia e do presidente da Petrobras Biocombustíveis é uma explicação: por que aconteceu esta compra e qual a razão de termos um valor bem maior que o preço de mercado?”, questionou.

Ele prometeu mostrar documentos sigilosos na audiência e ?confrontar? o ministro Edison Lobão (Minas e Energia), mas até agora apenas a presença do presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, está confirmada.

Reportar Erro