Bisbilhotice

Deputado canadense quer explicações sobre espionagem ao Brasil

Parlamentar da oposição, Cash cobra explicações sobre espionagem

acessibilidade:

O deputado federal canadense, Andrew Cash, cobra explicações ao governo do seu País sobre a espionagem ao Brasil. O parlamentar da oposição, eleito por Davenport, disse à agência de notícias Lusa, que o primeiro-ministro, Stephen Harper, ?precisa dar respostas ao Brasil? sobre o caso. Ele ainda acrescentou ser contra ?esse tipo de espionagem industrial?, considerando o objetivo do organismo estatal de ?assegurar a segurança nacional? e não tentar obter vantagens econômicas.

O esquema de espionagem que veio à tona na semana passada, revelado pelo Fantástico, mostrou que a instituição Comunicações de Segurança do Canadá (Csec, a sigla em inglês), equivalente à Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA), teria espionado o Ministério de Minas e Energia do Brasil para fins “industriais”. A denúncia foi feita por Edward Snowden, ex-funcionário de uma empresa que prestava serviço para o governo dos Estados Unidos.

Com a denúncia, o deputado federal exige que o órgão opere dentro das leis canadenses, sob a fiscalização do Parlamento. ?Esse é um assunto que não será esquecido e certamente vai ser discutido no Parlamento?, prometeu.

Reportar Erro