Santos

Depois de oito dias, bombeiros apagam incêndio em Alemoa

Segundo comandante, local já pode ser considerado seguro

acessibilidade:

O Corpo de Bombeiros anunciou na tarde desta sexta-feira, 10, que o fogo no pátio da Ultracargo/Tequimar, em Santos, litoral sul de São Paulo, foi totalmente extinto. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, coronel Marco Aurélio Alves Pinto, que anunciou o fim do incêndio, a área, que faz parte do complexo industrial da Alemoa, bem perto de residências e da Rodovia Anchieta, já pode ser considerada segura. As chamas duraram oito dias.

Com isso, de acordo com o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), a operação de restrição de caminhões será revista durante reunião do gabinete de crise – formado por representantes dos governos municipal, estadual e federal -, com a participação do ministro dos Portos, Edinho Araújo, e do vice-governador de São Paulo, Márcio França (PSB). 

"O ambiente está seguro e nós não temos mais riscos. O monitoramento constante está mantido, com as equipes reforçadas para, aos poucos, repassar à empresa a responsabilidade pelo local", disse o coronel. 

Segundo avaliação do comandante, as equipes devem permanecer no pátio durante mais uma semana, mas em contingente menor. "Hoje, temos 140 bombeiros no local, mais o apoio enviado pelas empresas. Em uma ocorrência como essa, especialistas são acionados diariamente."

Pinto confirmou que os sistemas de segurança existentes no local onde o incêndio ficou concentrado foram danificados na primeira explosão. "São dois sistemas muito importantes que pararam de funcionar. Um que ajuda no resfriamento dos tanques e o outro que faz o transbordo dos líquidos. (AE)

Reportar Erro