Corrupção

Denúncia contra Lula fortalece CPI do BNDES, diz Caiado

Senador lembra que faltam poucas assinaturas para criar comissão

acessibilidade:

O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) declarou nesta sexta-feira (1º) que a investigação do Ministério Público contra o ex-presidente Lula por tráfico de influência no BNDES é mais uma prova de todas as denúncias de corrupção que a oposição vem fazendo em relação ao banco público.

Reportagem da revista Época mostrou que o MP tem documentos e depoimentos com indícios de que Lula teria atuado para favorecer empréstimos do BNDES para a construtora Odebrecht realizar obras em países, com Gana, Cuba, Republica Dominicana e Angola.

Para o líder do partido, a suspeita contra o ex-presidente revela um padrão de atuação do BNDES no governo do PT que privilegia o calendário eleitoral desses países; a reorientação das obras para empreiteiras que sustentem os “mimos” de Lula e caixa 2 de campanha no Brasil e caracteriza mais um grande esquema de corrupção praticado pelo PT.

– Todas essas denúncias só serão esclarecidas com a CPI do BNDES, afirmou Caiado. 

“Essas informações que estão vindo à tona só confirmam os depoimentos dos delatores do processo da operação Lava Jato. É um enorme esquema de corrupção que envolve a Petrobras, BNDES com  tentáculos em empreiteiras e frigoríficos. No dia da audiência pública com o presidente do BNDES, Luciano Coutinho, já havíamos denunciado a coincidência das viagens de Lula com a liberação de recursos e aprovação de obras nesses países. Mostrei que 57% dos financiamentos do BNDES para exportação de serviços de, 2007 a 2014, foram para Cuba, Angola, Argentina, Venezuela e República Dominicana”, disse Caiado ao mencionar audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado em 14 de abril passado. 

“Faltam apenas poucas assinaturas para protocolarmos a CPI. Precisamos priorizar informações que comprovem a ingerência política no banco público que mudou seu perfil e age conforme estratégia do Foro de São Paulo. É possível visualizarmos como padrão a forma atuação do BNDES: a coincidência com o calendário eleitoral desses países; a reorientação das obras para alimentar caixa 2 de campanha no Brasil bem como atender aos ‘mimos’ de Lula e a caracterização de mais um grande esquema de corrupção praticado pelo PT”, concluiu.   

Reportar Erro