Crescimento mensal

Demanda por Crédito do Consumidor sobe 1,3% em julho

Apesar do crescimento, índice apresenta queda de 4,3% em comparação aos anos anteriores

acessibilidade:

A Demanda por Crédito do Consumidor subiu em 1,3% em julho, no entanto, em comparação com anos anteriores o mês apresentou queda de 4,3%. Levantamento também aponta uma desaceleração de queda no valores acumulados em 12 meses, atingindo -5,7%. Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito).

Considerando os segmentos que compõem o indicador, uma retração de 9,4% foi observada nas instituições financeiras durante a avaliação de 12 meses. O sistema não-financeiro diminuiu em 3,2%.

Os resultados ainda mostram um indicador fragilizado, que gradualmente retorna ao território neutro. Com a retomada da atividade econômica, a tendência ao consumo também deve iniciar a caminhada da recuperação, colaborando para o aumento na demanda por crédito por parte dos consumidores.

As recentes melhorias nas perspectivas de juros e inflação, é esperado para os próximos meses uma retomada mais consistente do indicador, que deve atingir níveis positivos até o primeiro trimestre de 2018.

Metodologia

O indicador de Demanda por Crédito do Consumidor é elaborado a partir da quantidade de consultas de CPF à base de dados da Boa Vista SCPC por empresas. As séries têm como ano base a média de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliação da variação mensal. A partir de janeiro de 2014 houve atualização dos fatores sazonais e reelaboração das séries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.

Reportar Erro