Bachelet X Matthei

Decisão das eleições no Chile fica para o segundo turno

Bachelet obteve 47% dos votos e a ex-ministra do Trabalho, Evelyn Matthei, 25%

acessibilidade:

Eleicoes_Chile_ EBCApesar de obter a maioria dos votos no primeiro turno das eleições presidenciais no Chile, a socialista Michelle Bachelet terá de disputar o segundo turno com a ex-ministra do Trabalho, Evelyn Matthei. Bachelet obteve 47% dos votos, quase o dobro dos 25% obtidos pela segunda colocada. Mesmo assim, a decisão fica para o dia 15 de dezembro.

As eleições de domingo (17) no Chile possuem duas particularidades, a primeira foi porque foram as primeiras eleições no país, no qual o voto não era obrigatório. A segunda questão que chamou atenção foi que nunca houve tantos candidatos à presidência (nove). Para Bachelet, com as duas alianças politicas tradicionais da política chilena polarizadas, a vitória está garantida.

?Não existem duas leituras. Ganhamos essa eleição com ampla maioria?, disse Bachelet, assim que soube que não tinha metade mais um dos votos e teria que continuar fazendo campanha. ?Sabíamos que o desafio de ganhar no primeiro turno era complexo, tendo em vista a quantidade de candidatos e o desafio do voto voluntário?, acrescentou.

Como desafio para quem sair vitoriosa em dezembro, está a tarefa de obter votos suficientes no Congresso para alterar a Constituição. O sistema eleitoral atual, legado de Pinochet, permite que o governo só consiga maioria parlamentar, caso seus candidatos obtenham o dobro dos votos da segunda legenda mais votada. ?Foi um sistema criado para assegurar um empate entre as duas forças majoritárias e forcar uma solução negociada?, explicou a prefeita de Santiago, Carolina Toha, que apoia a candidatura de Bachelet.

Reportar Erro