Petrolão e Maluf

Datena deixará o PP e desiste de disputar a Prefeitura de São Paulo

Segundo ele, decisão foi tomada após denúncias contra o PP

acessibilidade:

O apresentador José Luiz Datena, anunciou nesta segunda-feira, 18, que desistiu de disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PP e que vai se desfiliar do partido, que ingressou no ano passado. Entre os motivos alegados por ele para tomar a decisão está uma denúncia contra o PP na Operação Lava Jato.

“Não posso permanecer em um partido que tomou mais de R$ 300 milhões da Petrobras”, afirmou o jornalista em seu programa diário na rádio Bradesco Esportes FM, que pertence ao Grupo Bandeirantes. “Lembrei do que meus pais diziam: ‘Diz com que andas que eu te direi quem és”, declarou após o programa.

Datena se referiu a informações divulgadas neste domingo, 17, que revelam que a Procuradoria-Geral da República estima em R$ 358 milhões o total de propinas obtidas pelo PP entre 2006 e 2014, a partir do petrolão. O dado consta de denúncia apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Nelson Meurer (PP-PR). Parte dos valores desviados foi acobertada por doações oficiais de campanha, segundo a Operação Lava Jato.

Outro motivo citado pelo ex-pré-candidato é a suposta realização de prévias dentro do PP para definir o nome do partido na eleição à Prefeitura paulistana. Segundo nota publicada pelo jornal Folha de S. Paulo, o deputado e ex-prefeito Paulo Maluf, quer disputar a indicação da legenda ao cargo. “Jamais disputaria uma prévia eleitoral com [Paulo] Maluf. Preferia uma disputa com o Marcola [Marcos Herbas Camacho, principal líder do PCC]”, rechaçou.

“Acreditei que seria possível ajuda a cidade, mas o cenário político só piora, com denúncias cada vez mais cabeludas. Ele [Maluf] é o candidato ideal para o momento de hoje”, ironizou o jornalista.

Datena afirmou ainda que não entra mais em “partido nenhum”. “Prefiro ficar de fora porque a coisa está muito pior do que eu pensava, vou ficar fora desse lamaçal, não é pra mim”.

Reportar Erro