Tô fora

Cunha é 'radicalmente contra' qualquer aumento de imposto

Cunha lembra que há tributos que não precisam da aprovação da Câmara

acessibilidade:

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou a dizer que é contra o aumento de impostos para que o governo consiga ajustar as contas. "Sou radicalmente contra qualquer aumento de imposto. Não é pela via de aumento de imposto que nós vamos resolver o problema da conta", disse. "É melhor cortar gastos."

Cunha já havia comentado, hoje pela manhã, a possibilidade de a área econômica recorrer à elevação das alíquotas de tributos que não precisam de aprovação do Congresso Nacional, como Cide, IPI e IOF, para tentar reduzir o rombo no Orçamento da União. Disse que isso precisa ser mais bem estudado, devido aos impactos em alguns setores. "O governo já fez isso em 2015, aumentou PIS e Cofins sobre receita financeira por decreto, já vem fazendo essa prática, que também não é saudável", avaliou.

Agora à tarde, ao comentar as declarações do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, sobre a discussão, junto ao Congresso, para encontrar formas mais adequadas de tornar viável "uma ponte fiscal sustentável", Cunha reafirmou que não será o Congresso que vai dar a solução para o déficit do Orçamento. Ressaltou que cabe ao governo propor algo.

Sobre a possibilidade de elevação do Imposto de Renda, que o ministro Levy confirmou como um caminho possível, Cunha foi novamente taxativo: "Da minha parte serei contrário a aumento de imposto de qualquer natureza, seja de IRPF, seja alíquota por decreto, Cide, qualquer coisa que seja aumento de despesa para o contribuinte eu sou contrário", afirmou. (AE)

Reportar Erro