Decisão 'absurda'

Cunha diz que Moro não tem competência para prendê-lo

Deputado cassado afirmou depois de ser preso que decisão é 'absurda'

acessibilidade:

O ex-deputado Eduardo Cunha já está na carceragem da Superintendência da Polícia Federal, em Curituba, após ter sido preso em Brasília, no início da tarde desta quarta-feira (19). Cunha postou nota afirmando que a decisão tomada pelo juiz Sérgio Moro é “absurda, sem nenhuma motivação”.

O comunicado oficial diz que o juiz responsável pela Lava Jato em primeira instância “utilizou dos argumentos de uma ação cautelar extinta pelo Supremo Tribunal Federal”.

Segundo a nota, a referida ação cautelar do supremo, que pedia a prisão preventiva de Cunha, “foi extinta e o juiz, nos fundamentos da decretação de prisão, utiliza os fundamentos dessa ação cautelar, bem como de fatos atinentes a outros inquéritos que não estão sob sua jurisdição, não sendo ele juiz competente para deliberar”.

Eduardo Cunha afirma ainda que seus “advogados tomarão as medidas cabíveis para enfrentar essa absurda decisão”. É de se estranhar que a publicação na página pessoal do ex-deputado no Facebook tenha sido feita após a prisão de Cunha.

Cunha foi preso Cunha foi preso por ordem do juiz Sérgio Moro, que apontou para o ‘caráter serial dos crimes’ do peemedebista. O juiz usou como fundamentos do decreto de prisão de Eduardo Cunha ‘risco à ordem pública e à instrução do processo’, além de fuga.

O ex-presidente da Câmara é acusado de manter contas secretas na Suíça abastecidas por propina do petrolão. Ele também responde a processo no Supremo Tribunal Federal (STF) por corrupção e lavagem de dinheiro em fatos relacionados à aquisição de navios-sonda da Petrobras.

Nota de Eduardo Cunha

Tendo em vista o mandado de prisão preventiva decretado hoje pela 13º Vara Federal do Paraná, tenho a declarar o que se segue:

Trata-se de uma decisão absurda, sem nenhuma motivação e utilizando-se dos argumentos de uma ação cautelar extinta pelo Supremo Tribunal Federal.

A referida ação cautelar do supremo, que pedia minha prisão preventiva, foi extinta e o juiz, nos fundamentos da decretação de prisão, utiliza os fundamentos dessa ação cautelar, bem como de fatos atinentes a outros inquéritos que não estão sob sua jurisdição, não sendo ele juiz competente para deliberar.

Meus advogados tomarão as medidas cabíveis para enfrentar essa absurda decisão.

Reportar Erro