BNDES e Fundos de Pensão

CPIs bomba para o governo só serão instaladas em agosto

CPIs só podem ser instaladas quando outra comissão acabar

acessibilidade:

As CPIs que podem atingir em cheio o governo Dilma Rousseff só podem ser instaladas em agosto. Apesar de ter sido criada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), nesta sexta-feira (17), a CPI do BNDES só pode começar quando uma das cinco comissões em andamento chegar ao fim. A previsão é que ocorra em agosto, quando deve chegar ao fim a CPI do Sistema Carcerário, no dia 6.

A criação da CPI é uma forma de retaliação ao Palácio do Planalto e ocorreu horas após Cunha anunciar o rompimento com o governo federal. Cunha autorizou ainda a criação da CPI dos Fundos de Pensão.

Escândalos

O ex-presidente Lula é investigado pelo Ministério Público por suposto tráfico internacional de influência sob a acusação de que ele teria ajudado a construtora Odebrecht a ganhar contratos na América Latina e África com dinheiro do BNDES.

O requerimento para a abertura da CPI dos fundos de pensão pede que sejam esclarecidos os prejuízos milionários dos planos ocorridos entre 2003 e 2015. Estão na lista para serem investigadas a Funcef (dos funcionários da Caixa Econômica Federal), a Petros (Petrobras), a Previ (Banco do Brasil) e o Postalis (Correios).

Reportar Erro