Muito a explicar

CPI do BNDES marca data para o obista amigão de Lula depor

Dado como lobista, Bumlai é muito ligado ao ex-presidente Lula

acessibilidade:

O presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apura irregularidades em empréstimos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), deputado Marco Rotta (PMDB-AM), mandou notificar nesta quarta-feira (18) o pecuarista e lobista José Carlos Bumlai, amigão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

"Ele deve receber a correspondência até amanhã. Enviei o ofício assinado há pouco", contou Rotta.

Bumlai foi convocado na semana passada e audiência está marcada para a próxima terça-feria (24), às 14h30. Rotta destaca que ele pode recorrer ao Judiciário para não comparecer à reunião, aliviando o lado do amigão Lula.

O governo já mandou que a tropa de choque proteja o ex-presidente. O assunto vem sendo acompanhado de perto pelos ministros Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Jaques Wagner (Casa Civil).

O delator da Lava Jato, Fernando Soares, o Fernando Baiano, afirmou ao Ministério Público Federal que repassou R$ 2 milhões a Bumlai, relativo a uma comissão que ele teria direito, já que incluiu Lula na negociação para um contrato. De acordo com Baiano, essa quantia seria repassada para uma nora de Lula, para quitar uma dívida.

Em compensação, Bumlai ajudaria Baiano a agendar uma audiência entre Lula e o presidente da Sete Brasil, João Carlos Ferraz. O delator disse que pagou os R$ 2 milhões, apesar do negócio não ter sido consumado.

Reportar Erro