Possíveis irregularidades

CPI da Funai/Incra recebe documentos de parlamentares do MS

Documentos podem comprovar irregularidades em reconhecimento de terras

acessibilidade:

Uma comissão de deputados estaduais de  Mato Grosso do Sul esteve em Brasília para apresentar aos integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) estabelecida para apurar possíveis irregularidades na atuação da Fundação Nacional do Índio(Funai) e do Incra (Instituto Nacional de Colonização Reforma Agrária) nos processos de assentamentos e reconhecimento de terras indígenas no país.

Os deputados Mara Caseiro ( PTdoB ) e Paulo Correa (PR),estiveram com a deputada federal Tereza Cristina(sub-relatora da comissão ) e, com o presidente da CPI, deputado Alceu Moreira, do PMDB -RS, para entregar documentos que podem comprovar irregularidades na atuação especialmente do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), no processo de reconhecimento de terras no estado.

Os documentos agora serão analisados pela equipe técnica da CPI e, possivelmente, os parlamentares sul-mato-grossenses devam ser chamados para explicar as denuncias em audiências da comissão. A deputada Caseiro, disse aos parlamentares federais, que os integrantes do CIMI estariam orquestrando invasões de propriedades particulares',''o que consideramos uma violência', acrescentou a parlamentar .

Já o presidente da CPI, deputado Alceu Moreira, garantiu que esses possíveis envolvimentos de membros do CIMI como invasões de terras produtivas e regulares, é objeto de muita preocupação do setor agrícola e que ''todas as denuncias vão ser apuradas pela comissão parlamentar instaurada na câmara.

Reportar Erro