Senado Federal

CPI da Espionagem ouve jornalista americano Glenn Greenwald

acessibilidade:

A CPI da Espionagem do Senado ouviu, em audiência pública, o jornalista e advogado norte-americano Glenn Greenwald e seu companheiro, o estudante brasileiro David Miranda. Greenwald denunciou o esquema de espionagem em que o Brasil e a presidenta presidente Dilma Rousseff foram alvos da Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos (NSA, na sigla em inglês).

Na audiência, o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES) sugeriu ao jornalista norte-americano que ele faça uma interlocução com o ex-espião da NSA, Edward Snowden, para aprofundar as investigações de espionagem. Glenn Greenwald disse que se o governo brasileiro quer ouvir Snowden, deve protegê-lo, pois ele corre o risco de ser capturado pelos Estados Unidos. A presidente da Comissão, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM), já havia divulgado que a oitiva do jornalista seria antecipada.

A CPI aprovou requerimento solicitando que o advogado de Snowden providencie uma teleconferência com o ex-agente para obter informações sobre a espionagem. Outro requerimento será entregue ao presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para que seja feito contato com o embaixador da Rússia solicitando autorização para a teleconferência.

Reportar Erro