Bunga-bunga

Corte de Milão absolve Silvio Berlusconi em caso 'Ruby'

'Estou comovido', diz ex-premiê

acessibilidade:

Os juízes da Corte de Apelação de Milão absolveram nesta sexta-feira (18) o ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi no processo que ficou conhecido como “caso Ruby”, no qual era acusado de prostituição de menores e abuso de poder. Ele tinha sido condenado em primeira instância a sete anos de prisão.

De acordo com os juízes, Berlusconi foi absolvido da acusação de abuso de poder “porque o fato não existe”, e da de prostituição de menores “porque o fato não constitui um crime”.

O ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi disse estar “comovido” com a decisão da absolvição. “Sou grato aos meus colaboradores e, principalmente, aos milhões de italianos que continuaram a acreditar nas nossas batalhas políticas e se mantiveram próximos, apesar das tentativas de sujar meu nome e minha honra”, destacou.

O advogado Franco Coppi, que defende Berlusconi, afirmou à imprensa que esta é uma sentença que “vai além das previsões mais otimistas”.

Berlusconi foi condenado em junho de 2013, em primeira instância, a sete anos de prisão por abuso de poder e prostituição de menores. No entanto, o ex-premier recorreu da decisão na Corte Apelação de Milão.

Ele tinha sido condenado por ter pago para manter relações sexuais com a jovem marroquina Karima el-Mahroug, conhecida como Ruby, quando ela ainda era menor de idade. Os encontros teriam ocorrido em 2010.

O ex-primeiro-ministro, que tem 77 anos de idade, sempre negou as acusações e costuma afirmar que promovia apenas festas e jantares em sua residência, e que o dinheiro dado à jovem era para “ajudá-la”.

No recurso, a defesa de Berlusconi esperava conseguir ao menos uma redução da pena de sete anos, pois o ex-premier atualmente faz trabalhos comunitários em uma clínica para pacientes com Mal de Alzheimer, em Milão, como pagamento de uma pena de 1 ano e meio por fraude fiscal no processo “Mediaset”. (ANSA)

Reportar Erro