QUESTÃO NUCLEAR

Coreia do Sul apoia sanções dos EUA contra Coreia do Norte

Seul achou positiva medida para desnuclearizar Coreia do Norte

acessibilidade:

O maior pacote da história de sanções unilaterais adotadas pelos Estados Unidos (EUA) contra a Coreia do Norte recebeu manifestação de apoio da Coreia do Sul. Seul afirmou que essas medidas contribuirão para o objetivo comum de conseguir a desnuclearização do Norte de forma pacífica.

O governo sul-coreano avaliou positivamente as medidas punitivas adicionais anunciadas ontem pela Casa Branca contra a Coreia do Norte, qualificadas como o "maior conjunto" de sanções econômicas contra o regime e focadas em 27 empresas de navegação e 28 navios que negociam com o país asiático.

Trump ameaça ida ao nível 2 caso sanções não resolvam (Foto: Estadão)Em entrevista à agência estatal Yonhap, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores de Seul afirmou que as novas sanções são "uma reafirmação da vontade dos Estados Unidos de avançar para uma resolução pacífica e diplomática na questão nuclear".

“As medidas fazem parte dos esforços para levar o Norte ao caminho da desnuclearização. E Seul confia em continuar a sua cooperação e consultas em todos os níveis com a Casa Branca, para conseguir o objetivo comum de resolver o problema norte-coreano de forma pacífica”, disse o representante da Coreia do Sul, no momento de aproximação entre as duas Coreias por causa dos Jogos Olímpicos de Inverno, realizados no condado sul-coreano de PyeongChang.

Donald Trump afirmou ontem que ativaria a “fase 2” se as novas sanções sobre a Coreia do Norte não funcionarem, o que o presidente alerta que "pode ser muito duro". (Com informações da EFE)

Reportar Erro