Estado de alerta

Coreia do Norte minimiza ogiva nuclear para míssil intercontinental

Pyongyang afirma que míssil lançado no mês passado continha material nuclear

acessibilidade:

O ‘limiar-chave’ para a consagração da Coreia do Norte como uma nação nuclear foi cruzado. De acordo com informações de um documento secreto, datado de 28 de julho, obtidas pelo ‘The Washington Post’ o país teria conseguido miniaturizar uma ogiva nuclear que pode ser transportada por um míssil intercontinental (ICBM).

Pyongyang afirmou que o míssil lançado no mês passado, o Hwasong-4, se trata de um ICBM, carregado com uma ogiva nuclear. Funcionários da Agência de Inteligência de Defesa (DIA, em inglês) dos EUA informaram um brutal aumento do número total de bombas no arsenal atômico do país comunista. A estimativa é que a o regime de Kim Jong-un possua até 60 armas nucleares.

As preocupações de Washington com a grande evolução militar da Coreia do Norte aumentou, principalmente por estar ocorrendo em um período de tempo mais curto que o previsto por especialistas. As tentativas de Pyongyang em construir um míssil balístico internacional capaz de atingir cidades do continente americano também estão superando seus esforços.

Os alcances obtidos pela Coreia do Norte afastam qualquer possibilidade do uso de força para dissuadir a construção de armas nucleares. A retaliação imediata e nuclear contra as cidades americanas será levada em extrema consideração nas decisões tomadas por Washington.

Com a possiblidade de minimizar mísseis em mãos, é possível que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha de lidar com o norte-coreanos a partir do apoio às ideias do atual presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, que defente o diálogo com Pyongyang.

 

Reportar Erro