Programa nuclear e balístico

Coreia do Norte dispara míssil e tenta bloquear sinais de GPS

Informação surgiu após líderes prometerem trabalhar em conjunto para evitar avanços do país

acessibilidade:

A Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance no mar e tentou bloquear sinais de navegação por GPS na Coreia do Sul nesta sexta-feira, afirmaram autoridades sul-coreanas. A informação surgiu horas depois de líderes dos EUA, da Coreia do Sul e do Japão prometerem trabalhar conjuntamente para evitar que a Coreia do Norte avance em seus programas nuclear e balístico.

Autoridades disseram que a tentativa de bloquear os sinais de GPS, que começou na quinta-feira, não causou qualquer problema para o exército, a aviação ou os sistemas de telecomunicação e transporte marítimo sul-coreanos. No entanto, mais de 130 barcos de pesca relataram problemas com seus sistemas de navegação e alguns foram forçados a voltar ao porto.

O Ministério da Defesa da Coreia do Sul classificou a tentativa de bloqueio do sinal de GPS como uma provocação que ameaça a segurança pública e as operações militares do país. Um comunicado do ministério alertou a Coreia do Norte a imediatamente encerrar as tentativas, ou enfrentará consequências não especificadas.

A tentativa de bloquear o GPS é a primeira nesse sentido desde 2012. Já o míssil lançado nesta sexta-feira vem depois de o país lançar vários mísseis de curto alcance e projéteis desde o começo, no mês passado, de um exercício militar conjunto entre a Coreia do Sul e os EUA. Os norte-coreanos também ameaçaram ataques nucleares em Seul e Washington e alertaram que vão testar uma ogiva nuclear e mísseis balísticos. (AE)

Reportar Erro