Defesa a Lava Jato

Coordenação da Lava Jato rechaça “desmantelamento” das investigações

Em nota, força-tarefa defende o diretor da PF, Leandro Daiello

acessibilidade:

Em nota divulgada no início da noite desta quinta-feira, 16, a Administração Regional e a Coordenação Regional da Operação Lava Jato “ratificaram que são totalmente infundadas as notícias de que a Operação Lava Jato no âmbito da Polícia Federal no Paraná sofreu ou sofrerá desmantelamento”.

A nota afirma ainda que “todo recurso orçamentário solicitado pela Coordenação Regional da Operação Lava Jato do cronograma de trabalho para o ano de 2017 (diárias e passagens), foi totalmente aprovado e liberado pela Direção-Geral da Polícia Federal (comandada por Leandro Daiello)”.

Na segunda-feira, 13, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF) encaminhou ao presidente Michel Temer um pedido de substituição do diretor-geral da corporação, Leandro Daiello. A entidade atribui à gestão de Daiello a saída de delegados que integravam a força-tarefa da Lava Jato e vê risco de prejuízo às investigações com a permanência do atual chefe.

Entre as baixas está o delegado Márcio Adriano Anselmo da Lava Jato. Considerado um dos cabeças da Lava Jato, ele foi transferido para a Corregedoria da PF no Espírito Santo, alegando justamente “esgotamento físico e mental” depois de mais de três anos de investigações.

Na quarta-feira, 15, delegados que coordenam as investigações do escândalo de corrupção na Petrobras saíram em defesa de Daiello e negaram qualquer tipo de enfraquecimento da equipe. O delegado Maurício Moscardi, da equipe da Lava Jato, em Curitiba, afirmou que poucas pessoas “conhecem a participação efetiva do diretor-geral nas grandes operações da Polícia Federal”.

Confira a nota na íntegra:

Em reunião realizada no último dia 15/02, entre o Diretor-Geral da Polícia Federal, Leandro Daiello Coimbra, o Diretor de Investigação e Combate ao Crime Organizado (DICOR), Maurício Leite Valeixo, o Superintendente Regional da Polícia Federal no Paraná, Rosalvo Ferreira Franco e o Coordenador Regional Adjunto da Operação Lava Jato, Maurício Moscardi Grillo, temos a destacar:

1. Todo o recurso orçamentário solicitado pela Coordenação Regional da Operação Lava Jato do cronograma de trabalho para o ano de 2017 (diárias e passagens), foi totalmente aprovado e liberado pela Direção-Geral da Polícia Federal;

2. Ficou acertado que serão encaminhados pela Coordenação Regional da Operação Lava Jato à DICOR/PF, os nomes dos servidores a serem recrutados e empregados nos trabalhos investigativos durante o ano de 2017;

3. Já está acertado e escolhido o nome do Delegado que será removido para o lugar do delegado de Polícia Federal Márcio Anselmo, cujo nome será oportunamente divulgado.

A Administração Regional e a Coordenação Regional da Operação Lava Jato ratificam que são totalmente infundadas as notícias de que a Operação Lava Jato no âmbito da Polícia Federal no Paraná sofreu ou sofrerá desmantelamento.

Reportar Erro