Vexame

Controladoria Geral da União de Jorge Hage deu 'selo ético' a Siemens

Quem investigará a CGU por achar 'ética' uma empresa que paga suborno?

acessibilidade:

A alemã Siemens, envolvida no escândalo de corrupção do Metrô de São Paulo, ganhou o “Selo Ético” da Controladoria Geral da União (CGU), segundo revelou a própria empresa, na nota em que tentou se defender das suspeitas de integrar um esquema de cartel criminoso para fraudar licitações públicas no governo do Estado de São Paulo. A CGU é chefiada pelo ministro baiano Jorge Hage.

Nesta terça-feira (13), o governador paulista Geraldo Alckimin (PSDB), cujo governo está no centro do escândalo, anunciou que vai processar não apenas a Siemens como também a francesa Alstom, exigindo reparação na Justiça dos danos causados aos cofres públicos.

Apesar de ser uma empresa que adotou uma política de pagamento de propinas que somou mais de R$ 3,5 bilhões nos últimos anos, segundo concluiu a justiça alemã, a Siemens foi inscrita pela Controladoria Geral da União no chamado ?Cadastro Empresa Pró-Ética?, concedendo-lhe em 2010 o tal “Selo Ético”.

A CGU é conhecida por chegar sempre com atraso aos escândalos de corrupção da era petista. No caso de ladroagem revelado pela Operação Caixa de Pandora, no Distrito Federal, somente após a Polícia Federal e o Ministério Público Federal realizarem prisões, como a do então governador José Roberto Arruda, o ministro Jorge Hage anunciou uma “auditoria” nos recursos federais (cerca de R$ 150 milhões) até então repassados ao governo do DF, objeto principal das investigações.

A empresa “ética”, segundo a CGU

A Siemens apresentou às autoridades a lista de 18 empresas, sendo algumas de um mesmo grupo, e 23 executivos que teriam participado do cartel em SãoPaulo. Subsidiárias de multinacionais como a francesa Alstom, a canadense Bombardier, a espanhola CAF e a japonesa Mitsui estão na relação, de acordo com o jornal.

Veja  a íntegra da nota da Siemens sobre as reportagens:

“Siemens tem conhecimento sobre as investigações conduzidas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) quanto a um suposto cartel em licitações para aquisição de carros de trens, manutenção e construção de linhas de trens e metrôs licitados entre meados da década de 1990 e 2007. Causaram nos surpresa as especulações que têm extrapolado essas investigações. Alguns meios de comunicação reportaram que o Ministério Público de São Paulo, em conjunto com o CADE, teriam apurado e quantificado os danos provocados ao mercado pela conduta ora investigada e que a Siemens teria supostamente proposto um acordo ao Ministério Público de São Paulo.

Por isso, cabe à Siemens vir a público para esclarecer que não é a fonte de tais informações (nem de nenhuma das recentes notícias publicadas) e manifestar o seu desconhecimento quanto aos fundamentos de tais especulações.

Desde 2007, a Siemens tem feito grandes esforços para aprimorar seus programas de compliance em todo o mundo, tendo implementado um novo e eficaz mecanismo de controle e investigação. Como resultado de seus esforços, a Siemens alcançou pontuação de 99% no Índice de Sustentabilidade Dow Jones (DJSI). No Brasil, após extensa avaliação, a Siemens foi uma das quatro primeiras empresas a receber o Selo Ético (?Cadastro Empresa Pró-Ética?) em 2010, concedido pela Controladoria Geral da União ? CGU.

Como um princípio de seu sistema mundial de compliance, a Siemens coopera integralmente com as autoridades, manifestando-se oportunamente quando requerido e se permitido pelos órgãos competentes. Tendo em vista que as investigações ainda estão em andamento, e a confidencialidade inerente ao caso, a Siemens não pode se manifestar em detalhes quanto ao teor de cada uma das matérias que têm sido publicadas pelos diversos veículos de comunicação.

A Siemens acredita que somente a concorrência leal e honesta pode assegurar um futuro sustentável para as empresas, os governos e a sociedade como um todo. Por isso, reitera seu compromisso com a ética e com a criação de um ambiente de negócios limpos, estando continuamente empenhada em dedicar todos os esforços para que os seus colaboradores ajam de acordo com os mais elevados padrões de conduta.”

Reportar Erro