"PL da maldição"

Contra PL 257, servidores bloqueiam vias na Esplanada

Os manifestantes atribuem o projeto como "golpe" do governo

acessibilidade:

Cerca de 1 mil servidores públicos, segundo os organizadores do movimento, ocuparam quatro das seis faixas via N1 da Esplanada dos Ministérios em protesto contra o Projeto de Lei n° 257/16, que suprime direitos dos trabalhadores, no fim da tarde desta quarta-feira (13). A proposta foi batizada de “PL da Maldição”.

Participaram da manifestação os sindicatos dos professores, policiais civis e federais, servidores da saúde, servidores do Tribunal de Contas do Distrito Federal e Câmara Legislativa, agentes penitenciários, delegados federais, agentes socioeducativos, entre outros. 

De acordo com o texto, a União renegociará a dívidas das unidades da Federação, mas, em contrapartida, pede a redução de gastos com servidores em 30%.  Para isso, os governos poderão demitir servidores públicos, ampliar a cobrança da contribuição previdenciária de 11% para 14%, além de congelar os salários dos servidores por pelo menos dois anos e suspender a realização de concursos.

Uma faixa no protesto atribui o projeto como "golpe"

Para o presidente do Sindical, Jeizon Silverio, que representa os servidores do Poder Legislativo e do Tribunal de Contas do DF, essas propostas não apenas desrespeitam os direitos dos servidores como são uma estratégia para amarrar, por anos, o próprio movimento sindical. "Trata-se de uma covardia inédita, de um saco de maldades ardilosamente combinado com o Executivo Federal. Aproveitando-se do momento de crise econômica e financeira pela qual passam os estados, se apresenta um verdadeiro submarino: a alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal. Qual a relação, por exemplo, da alteração da Lei de Responsabilidade Fiscal com a renegociação da dívida? A proposição impressionantemente minudente em relação ao Distrito Federal", desabafa.

Reportar Erro