Construtora sueca Skanska anuncia que vai deixar o Brasil
A decisão de fechar as portas ganhou força depois das denúncias da Lava Jato
A construtora sueca Skanska vai deixar o Brasil, a empresa sediada em São Paulo está presente no país desde a década de 1990. A construtora tem um quadro de 4,7 mil funcionários. A Skanska atua no ramo de serviços de construção e montagem de plantas industriais, centro de refinação, geração de energia e transmissão elétrica. Fundada em 1887, está presente em 15 países e fatura por ano cerca de US$ 21 bilhões.
Em julho a empresa já apontava desgosto em relação aos negócios no Brasil e na Argentina, foi quando anunciou uma redução de suas atividades, depois dos prejuízos milionários em projetos nos dois países.
A decisão de fechar as portas e sair do país ganhou força, depois que a construtora foi mencionada nas investigações da Operação Lava Jato. Segundo a justiça, somente em contratos com a Petrobras, a Skanska recebeu R$ 4 bilhões em consórcio com outras companhias.
Em entrevista para a Folha, o porta-voz da companhia, Edvard Lind alega que a matriz havia realizado investigações sobre a filial brasileira e nenhuma irregularidade foi encontrada. De acordo com Lind a matriz nunca soube de casos de corrupção, discorda de ações assim e continua investigando o caso.