Conselho de Comunicação

Conselho debate migração de rádio AM para FM

As mais de 940 emissoras AM serão notificadas nos próximos meses

acessibilidade:

Na manhã desta segunda-feira (15) o Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional discutiu como será feita a transição das emissoras de rádios AM para a frequência modulada FM.

Ficou acordado que as mais de 940 emissoras AM serão notificadas nos próximos meses para pagar a taxa de migração. O secretário de Serviços de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, Roberto Pinto Martins, explicou que as emissoras precisam entregar a documentação, pagar a taxa de migração e fazer os investimentos para o processo de outorga das novas frequências.

Os valores a serem pagos pelas rádios variam entre R$ 30 mil a R$ 4,5 milhões, dependendo de variáveis como alcance das transmissões, por exemplo, “Foi uma metodologia que avalia a potência da emissora, a população de cada município, dados econômicos e sociais. Esta metodologia reflete os parâmetros que estamos usando, não me parece dizer que é um preço baixo, mas um preço justo”.

Martins ressaltou, que os donos de emissoras têm se mostrado com entusiasmo maior que a do próprio governo, ainda que os custos sejam significativos. Além das taxas, será preciso readequar todo os equipamentos para a nova frequência.

Reportar Erro