Kátia fora

Conselho de ética do PMDB expulsa a senadora Kátia Abreu por unanimidade

Senadora do Tocantins é acusada de infidelidade partidária

acessibilidade:

O Conselho de Ética do PMDB Nacional decidiu, por unanimidade, expulsar a senadora Kátia Abreu (TO) do partido. Abreu, junto com o também senador Roberto Requião (PR), adotaram seguidas vezes posições contrárias à orientação do partido e o parecer do colegiado foi apoiado por todos os membros.

Durante o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, Kátia e Requião adotaram posição de defesa da petista apesar do rompimento do PMDB com o governo à época. Ambos acabaram por integrar a pequena base de apoio de Dilma durante as reuniões da comissão especial e nas sessões em plenário, o que irritou a direção do partido.

Em nota, o presidente do PMDB, senador Romero Jucá (RR), disse que o partido "acatará de imediato a decisão do Conselho de Ética" e vai cancelar a filiação partidária da parlamentar. "A medida demonstra nova fase de posicionamento do partido", finaliza a nota.

Mandato

Ao contrário de deputados, eleitos por meio de coligação, os senadores são eleitos de forma majoritária e o mandato de Kátia Abreu não sofre qualquer risco. Hipótese semelhante foi levantada quando a senadora Marta Suplicy (SP) decidiu trocar o PT pelo prório PMDB.

Reportar Erro