Novela Donadon

Conselho de Ética da Câmara tenta, de novo, cassar Donadon

acessibilidade:

Depois da lambança dos deputados que absolveram o deputado-presidiário Natan Donadon (sem partido-RO) da cassação, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara instaurou hoje (11) o processo de perda de mandato do presidiário por quebra de decoro parlamentar. A representação contra Donadon foi apresentada pelo PSB, após a absolvição dele no plenário da Câmara.

Os nomes dos deputados Enzo Braz (PP-MG), José Carlos Araújo (PSD-BA) e Sibá Machado (PT-AC) foram sorteados para a escolha do relator, que será anunciado amanhã (12). Alguns deputados questionaram a validade da representação com o argumento de que o plenário da Câmara absolvera Donadon. Mas Izar explicou que a absolvição ocorreu em função da decisão do Supremo Tribunal Federal que determinou a cassação do mandato do parlamentar e que a representação, em análise no conselho, é por quebra do decoro parlamentar. Segundo Izar, são duas questões diferentes.

Donadon foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de 13 anos de prisão pelos crimes de peculato e formação de quadrilha. A condenação foi pelo desvio de R$ 8,4 milhões da Assembleia Legislativa de Rondônia à época em que ele era diretor financeiro da Casa. O deputado está preso no Complexo Penitenciário da Papuda, no Distrito Federal, desde o dia 28 de junho.

 

Reportar Erro