Conheça os finalistas do Prêmio CAPES/Natura

acessibilidade:

Na próxima sexta-feira (30), serão conhecidos, durante cerimônia em São Paulo, os dois vencedores do Prêmio CAPES/Natura 2018 de artigos nas áreas de Biodiversidade e Conservação. A premiação reconhece produção científica de alta qualidade.

Na área de Biodiversidade, são duas finalistas: A engenheira química pela UFRJ, Isabelle Cândido de Freitas, com experiência em petróleo e gás, e Priscilla Siqueira Melo, doutora em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela USP, que atua com resíduos agroindustriais.

Três são os finalistas do prêmio na área de Conservação. Um deles é Andrés Maurício Caraballo Rodríguez, mestre e doutor em Ciências pela USP, em Ribeirão Preto, que investigou as interações microbianas entre microrganismos endofíticos, que vivem no interior de uma planta sem causar doença a ela. Outro é Felipe Hernandes Coutinho, doutor em Genética pela UFRJ, com experiência na área de biologia molecular. O terceiro, Felipe Valença Pereira, pós-doutor pela USP, desenvolve pesquisas relacionadas à imunobiologia tumoral e desenvolvimento de linfócitos.

O melhor trabalho em cada uma das áreas receberá R$ 25 mil. O objetivo é estimular a publicação em periódicos de alto impacto acadêmico ou científico voltados para a sustentabilidade e biodiversidade. Além do valor em dinheiro, os premiados receberão passagem aérea e diária para comparecerem à cerimônia de premiação. Também serão entregues certificados para os autores e o programa de pós-graduação e pesquisa de onde se originou o artigo vencedor.

VEJA ABAIXO O PERFIL DE CADA FINALISTA:

PRÊMIO CONSERVAÇÃO: PROSPECÇÃO DE MICROORGANISMOS POTENCIAIS PARA BIOATIVOS

 

23112018 finalistas natura andres
Andrés Maurício Caraballo Rodríguez (Foto: acervo pessoal)

Andrés Maurício Caraballo Rodríguez
Mestre (2013) e doutor (2017) em Ciências pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, também é mestre em Biociências e Direito pela Universidad Nacional de Colombia (2011). Sua pesquisa de doutorado no laboratório da Prof. Drª. Mônica Tallarico Pupo envolveu a investigação de interações microbianas entre microrganismos endofíticos. Passou um ano do seu Ph.D. no laboratório do Prof. Dr. Pieter Dorrestein, da Escola Skaggs de Farmácia e Ciências Farmacêuticas – UCSD, com o intuito de aplicar ferramentas recentes relacionadas à espectrometria de massa, como redes moleculares e MALDI-TOF IMS, à sua pesquisa. Atualmente é pesquisador de pós-doutorado no laboratório do Prof. Dorrestein, UCSD. Suas áreas de especialidade incluem produtos naturais microbianos, isolamento e elucidação estrutural e técnicas analíticas aplicadas à detecção e caracterização de pequenas moléculas.

 

23112018 finalistas natura felipec
Felipe Hernandes Coutinho (Foto: acervo pessoal)

Felipe Hernandes Coutinho
Doutor em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017). Tem graduação em Ciências Biológicas, modalidade genética, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011), mestrado em Química Biológica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013). Tem experiência na área de biologia molecular, com ênfase em Genética Molecular e de Micro-organismos e Bioinformática, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade de micro-organismos aquáticos, ecologia microbiana e bioinformática.

 

 

23112018 finalistas natura felipe
Felipe Valença Pereira (Foto: acervo pessoal)

Felipe Valença Pereira
Graduado em Biomedicina pela Universidade Metodista de São Paulo (2007), doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (2013), com estágio (Doutorado-Sanduíche) no Aaron Diamond AIDS Research Center, Rockefeller University (Nova York, EUA). Concluiu o pós-doutorado pela USP-SP, com estágio na Yale University (Connecticut, EUA). Atua principalmente nas áreas de imunobiologia tumoral, adjuvantes e imunomoduladores no melanoma, imunometabolismo e desenvolvimento de linfócitos. Atualmente cursa pós doutorado na Universidade de Vermont (Vermont, EUA).

 

 

PRÊMIO BIODIVERSIDADE: BIOCONVERSÃO DE RESÍDUOS DE CADEIAS AMAZÔNICAS

 

23112018 finalistas natura isabelle
Isabelle Cândido de Freitas (Foto: acervo pessoal)

Isabelle Cândido de Freitas

Graduação em Engenharia Química (2011), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (2013) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Fez curso técnico profissionalizante em petróleo e gás pelo Núcleo de Ensino Tecnológico (2014). Tem experiência nos seguintes temas: glicerol, propilenoglicol, cobre, níquel e catálise.

 

 

 

23112018 finalistas natura priscilla
Priscilla Siqueira Melo (Foto: acervo pessoal)

Priscilla Siqueira Melo

Graduação (2007), mestrado (2010) e doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (2016) pela Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Bioquímica dos Alimentos e das Matérias-Primas Alimentares, atuando principalmente nos seguintes temas: compostos fenólicos, atividade antioxidante, resíduos agroindustriais, oxidação lipídica, atividades biológicas, cromatografia, purificação e isolamento de compostos bioativos.

 

 

Fonte: CCS/CAPES

Compartilhe:

The post Conheça os finalistas do Prêmio CAPES/Natura appeared first on Brasil CT&I.

Site Fonte: Brasil CT&I
Link original: Conheça os finalistas do Prêmio CAPES/Natura

Reportar Erro