Antes do recesso

Congresso inicia sessão para votar vetos, LDO e crédito para passaportes

Sessão começou com apreciação de vetos presidenciais em bloco

acessibilidade:

O Congresso Nacional iniciou a Ordem do Dia da sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal destinada a analisar vetos presidenciais e os projetos da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2018 e de abertura de créditos orçamentários para o serviço de emissão de passaportes pela Polícia Federal.

Os parlamentares começaram o processo de votação dos vetos presidenciais a projetos de lei e medidas provisórias. A votação da maior parte deles ocorrerá por meio de cédula eletrônica, cuja apuração será feita após a coleta dessas cédulas.

O presidente do Congresso Nacional, Eunício Oliveira, retirou os vetos que não trancam a pauta porque foram recebidos há menos de um mês pelo Congresso.

Deputados da oposição questionaram a decisão de Oliveira, apresentando questões de ordem. Entretanto, ele manteve a decisão de excluir esses vetos da pauta de hoje.

Exclusão de destaques

Outro ponto que gerou polêmica com vice-líderes de partidos foi a decisão de Eunício Oliveira de indeferir destaques de votação em separado (DVS) de vetos porque os líderes que assinaram esses pedidos não estavam presentes no momento do início da sessão. Ele não aceitou a presença dos vice-líderes representando as lideranças.

Os líderes partidários da Câmara dos Deputados estão ausentes porque participam de uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, sobre a definição do dia em que poderá ser votado o pedido de autorização para o Supremo Tribunal Federal (STF) abrir processo de crime comum contra o presidente da República, Michel Temer.

Acompanhe ao vivo:

Reportar Erro